Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

Nos 120 anos do Clube dos Galitos.

Nos 120 anos do Clube dos Galitos.

 

Sr. Presidente da Direção, membros da Direção, da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho Fiscal e presidentes das secções do Clube dos Galitos.

Caros consócios e amigos.,

Na impossibilidade de estar presente, hoje, dia 25 de janeiro, na efeméride que assinala a fundação do nosso Clube, permitam-me que vos transmita algumas palavras.

Entendi ser útil e importante reproduzir, aqui e agora, alguns excertos da primeira ata da primeira reunião dos sócios fundadores, lavrada no ato fundacional do nosso clube, há 120 anos.

E assim:

«Aos vinte e cinco dias do mês de Janeiro de mil novecentos e quatro, achando-se reunidos, no andar superior ao ocupado pelo Clube Mário Duarte, no edifício situado na Praça de Luís Cipriano, para cima de setenta indivíduos sem distinção de classe, pelo Sr. Augusto Carvalho Reis foi dito que, tendo os acontecimentos recentemente passados na Sociedade do Recreio Artístico feito nascer no ânimo de muitos a ideia simpática da fundação de um novo Clube recreativo, como protesto veemente contra o desleal, arbitrário e vexatório procedimento havido contra grande número de sócios daquela agremiação no uso pleno de todos os seus direitos e regalias, - convidara todos os presentes a comparecerem nesta sala para que se pronunciassem sobre a conveniência e oportunidade de fundar em Aveiro um novo clube recreativo.…

… E como a Assembleia se pronunciasse unanimemente pela fundação, pelo mesmo Sr. Presidente foi dito que … o novo clube funcionasse sob a denominação de Clube dos Galitos … o que posta à aprovação foi aprovado por unanimidade. … propôs mais o Sr. Presidente que a bandeira tivesse por emblema em campo raso e branco um galo vermelho em atitude de cantar, apoiado numa das patas e mantendo segura na outra uma rolha: o que igualmente foi aprovado por aclamação e sem divergência de opiniões»

Caros dirigentes e consócios do Clube dos Galitos.

É conhecida a asserção de que «Quem não tem passado não tem futuro»

O Clube dos Galitos é o Clube da nossa cidade. Como sempre foi. É um Clube medalhado e distinguido pelo Estado Português e pela Câmara Municipal de Aveiro. É um dos maiores e mais prestigiados clubes da nossa Região.

 O Clube dos Galitos é um clube eclético e olímpico: de cultura, de recreio, de desporto, dirigido por aveirenses e para os aveirenses livres e que não gostam nem querem ser arbitrariamente subjugados ou vexados: ontem como hoje, 120 anos depois da sua fundação.

O Clube dos Galitos, hoje, é o emblema associativo de centenas e centenas de famílias e de milhares de meninos (as), jovens, adultos, seniores integrados nas suas secções e no Clube e que se reveem no seu estatuto fundacional e nas suas múltiplas e qualificadas atividades.

O Clube dos Galitos não é um clube do TER, mas um Clube do SER. É Um Clube de vocação e ação para a formação e para a valorização mental, física, cultural e cidadã dos aveirenses e da pessoa humana, qualquer que seja a sua condição social, religiosa, política, nacionalidade ou raça.

Os dirigentes do Clube e das suas Seções são as suas traves mestras, as pessoas que o sustentam, que o animam, que organizam as suas atividades e que responsavelmente o conduzem e dirigem no dia-a-dia. Para vós, dirigentes e amigos e enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral, é meu dever dar-vos uma palavra de reconhecimento e muito agradecimento pela empenho, amor, apoio e trabalho dedicado ao Clube.

Do mesmo modo, devo agradecer a todos aqueles que colaboram com o nosso Clube, quer sejam meros ou ocasionais patrocinadores, entidades oficiais ou particulares que nos honram com a sua confiança, apoios e patrocínios.

E, finalmente, é meu dever sublinhar o nosso muito reconhecimento e bem haja, pelo relevante carinho, dedicação e confiança, aos associados e bem assim às famílias dos praticantes e atletas, técnicos e colaboradores do nosso Clube, os quais, orgulhosos, transportam para todo o lado os símbolos da nossa bandeira, a denominação Clube dos Galitos e o nosso centenário e sempre atual modo do SER.

O Clube dos Galitos tem passado, passado de mérito, de muito mérito. Hoje, o nosso Clube tem estruturas humanas e físicas, um emblema distintivo e significativo e um nome honrado e prestigiado que valoriza o associativismo e identifica e enaltece Aveiro. É um clube que está ao serviço das pessoas e de Aveiro.

O Clube dos Galitos é um Clube com futuro.

Caros dirigentes e amigos, ontem como hoje, a nossa responsabilidade, é continuar o Clube, com ânimo, visão e organização, e fortalecê-lo com os mesmos valores e princípios da sua fundação e a forte vontade de servir a nossa comunidade.

Pelo Galitos: Canta, canta, Galo! Canta, canta, Galo! Canta, canta galo!

 

Aveiro, 25 de janeiro de 2023

 

O Presidente da Assembleia Geral

 

Armando França

 

 

 

29/01/2024 21:45

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt