Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

Mendagem de Ano Novo

 

 

 

Mensagem de Ano Novo

Presidente do Clube dos Galitos

 

 

“Lembrem-se da sabedoria da água, ela nunca discute com um obstáculo, simplesmente o contorna.”

Augusto Cury, psiquiatra, professor e escritor brasileiro

 

Aveiro, 1 de janeiro de 2023

Caros sócios do Clube dos Galitos,

A direção do Clube dos Galitos mantém o propósito desde o nosso primeiro mandato de, através das mensagens de ano novo do seu presidente, dar a conhecer o Clube dos Galitos. Tentamos sempre que este singelo texto exponha perante a sociedade aveirense a nossa atividade cívica, desportiva e cultural na cidade e sociedade aveirense.

 

Cumprimos com sentido esta missão esta tarefa.

Sejamos inovadores e indutores da transformação.

 

covid, a guerra

“Depois de termos conseguido subir a uma grande montanha, só descobrimos que existem ainda mais grandes montanhas para subir.”

Nelson Mandela

Estadista, Nobel da Paz

 

“Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso precisamos ver o que não está visível”

Sun Tzu em “A arte da guerra”

 

Caros sócios,

Parece que as fatalidades não largam o mundo e a europa. Depois de atravessarmos uma pandemia que muito afectou o regular funcionamento das associações como a nossa, houve quem, com inteiro desprezo pela humanidade, iniciasse uma guerra injusta e que volta a condicionar o desenvolvimento de toda a humanidade.

A esperança duma vitória sobre a pandemia foi infelizmente placada pela tragédia da guerra e de toda incerteza que este novo conflito induz na regulação da sociedade. A enorme crise socioeconómica em que vamos mergulhar não desaparecerá com a mesma velocidade que nos foi imposta.

Não somos, nem seremos, imunes à crise energética e da inflação.

Como desde 2019, não podemos desanimar. Cantaremos entusiasmados como Joan Baez “we shall overcome” porque a nossa história tem-nos ensinado o significado da palavra resistência.

A vida social do Clube prosseguiu com a normalidade.

Agradecemos a compreensão dos nossos associados que nos ajudaram mantendo as suas quotas e o forte apoio sentido durante a crise do covid e que mantêm o mesmo nível perante as dificuldades do pós-fevereiro.

A todos, bem hajam.

 

Os nossos apoiantes institucionais viveram como nós a pandemia, a esperança da retoma e entrada quase certa na recessão imposta pela guerra, com a consequente redução de proveitos.

Continuamos a sentir o apoio financeiro e institucional.

Estamos gratos pelo seu patrocínio esperando retribuir representando condignamente Aveiro e o nome das empresas que nos patrocinam ou apoiam  nas diversas modalidades desportivas.

Por uma questão de impossibilidade de nomearmos todos os apoios, mencionamos apenas os apoiantes principais de modalidade.

Natação / Bresimar

Basquetebol / Clínica Dr. Semblano Fisioterapia; Glicínias Plaza / Smartthink / Hospital da Luz

Xadrez /

Remo / Grestel

Padel / Lusavouga; Inoutcooking; Eraaveiro; Carlsberg; Irbal; Cimave; Iconbuildingsolutions; Carreiradentalclinic

 

Temos uma dívida de gratidão para com todos os nossos colaboradores.

Aos que fazem parte dos quadros e aos outros que nos apoiam como prestadores de serviços o clube tem pedido a sua ajuda.

Conseguimos cumprir com todos os nossos compromissos e manter o pagamento dos impostos devidos e da segurança social.

Tem sido um esforço enorme, desgastante e doloroso.

Na piscina fomos obrigados a dispensar alguns e fazer o layoff de muitos outros. Foram todos absolutamente compreensivos e por isso é justo mencionar o seu nome neste momento.

·         Agostinho Rodrigues de Oliveira

·         Élio Dinis Pinto Terrível

·         Gonçalo Filipe Loio Martins

·         Inês Simões Rodrigues de Carvalho

·         João Paulo Oliveira Gaspar

·         Liliana Margarida Saraiva dos Santos

·         Marco Paulo da Silva Costa

·         Nuno Durão Pascoal

·         Nuno Miguel da Cunha Gonçalves

·         Paulo Miguel de Pinho Fernandes

·         Pedro Miguel Rodrigues de Oliveira

·         Rui Miguel Martins dos Santos

 

Autarquia

É igualmente justo, porque verdadeiro, mencionar o nome do Município de Aveiro na ajuda a solucionar o problema enorme da piscina e dar perspetivas a estes nossos funcionários.

Agradecemos o empenho do Sr. Presidente, Ribau Esteves e do vereador Rogério Carlos.

Pudemos durante todo o ano de 2022 manter o fluxo normal de pagamentos aos nossos fornecedores.

A todas as secções, mas sobretudo aos dirigentes das secções o clube tem dado muito mais trabalho, aliás continua a dar muito trabalho.

Alterações nas secções

Neste ano houve duas mudanças de comando nas seções de Remo e Basquetebol

A direção deseja agradecer aos sócios José Amaro e do Alvaro Pires a todos quantos cessaram funções pelos anos de trabalho que dedicaram ao clube e às suas secções em que engrandeceram com a sua gestão e os resultados alcançados o Clube e as modalidades.

Aos novos timoneiros Rui Rosa e Jorge Naia a todos os sócios que assumiram com eles os destinos do Remo e do Basquetebol desejamos um enorme êxito.

A Esgrima é uma nova secção que começou os seus primeiros passos no final de 2022 e  que ganhará asas em 2023. A junta de freguesias da Gloria e Vera Cruz foi importante no auxílio ao seu nascimento bem como o entusiamos dum novo sócio  Artur Moreira.

Dinamização da sede

Fruto das requalificações operadas este ano na sede emergiu no último trimestre deste ano um grupo que se propõe unir as secções em festas e outros eventos dinamizadores. Já houve alguns eventos organizados pelos pais das secções de natação e pelas secções de triatlo e xadrez. É justo realçar o pepel dinamizador do nosso sócio João Andias.

Fruto das requalificações operadas este ano na sede emergiu no ultimo trimestre deste ano um grupo que se propõe unir as secções em festas e outros eventos dinamizadores da sede. Já houve alguns eventos organizados pelos pais das secções de remo e peço triatlo e xadrez. É justo realçar o pepel dinamizador do nosso sócio João Andias.

 

Gostava de poder mudar este capítulo este ano, mas infelizmente o passar dos anos vem-nos dando sucessivamente razão.

A nossa apreciação global do Estado Português continuar a ser a mesma de anos anteriores, nomeadamente pela incapacidade de gerar políticas inovadoras que promovam de verdade o desporto.

Como vimos repetidamente afirmando as associações e clubes continuem a ser vistos como meros contribuintes, tratados como empresas comerciais que de facto não são e a quem estendem a mão para dar umas esmolas caridosas quando se aproximam eleições. Infelizmente gostaríamos que nos vissem mais como parceiros como acontece com as autarquias.

A pandemia evidenciou o papel insubstituível que os clubes e os seus dirigentes têm nas comunidades locais, mas continuam a ser desvalorizados no inestimável serviço que prestam à sociedade. Será necessária a guerra para melhor entenderem a importância desta relação?

Voltamos a insistir nas preocupações e temas de mensagens anteriores. Pode ser que pela insistência sejamos ouvidos.

 

·         A valorização dos dirigentes associativos verdadeiramente amadores e beneméritos – Cada ano que passa é mais difícil encontrar pessoas com disponibilidade para o associativismo uma vez que a tendência para o individualismo também é um mal da globalização.

·         O IVA no desporto – O Estado vê os clubes como uma fonte de receita em detrimento da função educadora não cedendo um cêntimo nas isenções pedidas ao material desportivo de alta competição.

·         Consignação do IRS individual – permitir que seja consignado parte do IRS a todas as associações de utilidade pública mesmos as desportivas.

·         As muitas incapacidades financeiras das federações desportivas que colocam pressão exagerada nos clubes sobre a organização de provas que deveriam ser da sua exclusiva responsabilidade.

·         Abolição da anacrónica norma para o transporte de jovens até aos 16 anos nas viaturas com idade superior a 16 anos desde que cumpram as inspeções de segurança rodoviárias obrigatória para o transporte de crianças.

·         Canibalização dos clubes mais pequenos - A democratização do desporto com a construção de instalações desportivas por todo o País não tem valorizado os clubes e as associações do país menos mediatizado e, ao invés, está a canibalizá-los, em benefício dos chamados 3 grandes e por vezes dos grandes de cada região.

 ·         Isenção de IRS a jovens atletas (até 25 anos) e jovens treinadores (até 30 anos)

 

·         Isenção de IA na compra de veículos novos

A autarquia aveirense tem sido um parceiro fundamental e insubstituível para o Clube dos Galitos.

A proximidade e a relação continuam fáceis o que tem sido essencial nestes últimos anos.

O apoio prestado pela autarquia tem sido determinante, tanto em termos financeiros, como materiais. Falamos apoio prestado no âmbito do programa PMAA que releva investimento, a actividade corrente e a compensação pelas obras na piscina e uso do nosso pavilhão pelas escolas secundárias.

No caso da piscina o apoio foi apenas direcionado para ajudar à manutenção dos postos de trabalho.

O Clube dos Galitos tem tido com a CMA uma relação institucional próxima e de grande abertura. Agradecemos a confiança que temos tido por parte do executivo camarário e em especial do presidente Eng. Ribau Esteves e do agora vereador do desporto Dr. Rogério Carlos.

Da parte do Clube dos Galitos a CMA tem contado com colaboração leal e empenhada nos projetos em que nos temos envolvido, nomeadamente o apoio importante que temos dado na manutenção do projecto da Estação Nautica de Aveiro.

A União de Freguesias da Glória e Vera Cruz, junta onde se insere territorialmente o Galitos foi sempre colaborativa com o clube. O seu presidente, Fernando Marques, tem mantido o apoio da natação aos nossos idosos, que é uma mais valia para a sua saúde, mas também para o clube e para a Junta dando continuidade a um trabalho de anos e desafiando com toda a segurança os medos legítimos duma camada de população mais atingida pela pandemia.

Também a relação com as Juntas de Freguesia de Cacia e S Bernardo permitiu continuar as parcerias anteriores, o que muito orgulha o clube. Muito temos de agradecer aos presidentes Nelson Santos e Henrique da Rocha Vieira pela valorização que fazem da atividade física dos seus fregueses mais idosos e consequente ajuda ao nosso clube.

 

A participação nas iniciativas da EN tem sido uma marca que desejamos preservar e melhorar. Assim possa a ENA ter meios para fazer progredir as modalidades náuticas no concelho e a sua afirmação no todo nacional.

Continuamos enquanto clube com objetivos claros.

Ser um clube de formação.

Ter uma gestão racional e rigorosa.

Competirmos ao nível mais alto que conseguirmos sem colocar em causa a sustentabilidade das secções.

Mesmo apesar de todas as contrariedades foi um ano com alegrias numa coletividade que quer continuar a servir Aveiro com dedicação.

Como sempre temos reiterado, o clube são as pessoas e os sócios o nosso ativo principal. Sem o seu trabalho diligente e abnegado nada do que fazemos seria sequer possível. Devemos agradecer a todos os que nos ajudaram na gestão das secções e a todos os que acompanharam as equipas pelo seu anónimo, eficiente e abnegado trabalho.

No ano de 2022 o clube manteve a actividade nos níveis habituais exceptuando na seção de natação que esteve limitada à competição.

Este ano, apesar das expectativas positivas, já foi possível organizar jantares de Natal ou galas para homenagear os nossos melhores. Este foi o exemplo da secção de triatlo.

Os serviços de contabilidade mantiveram-se nos standards a que nos habituaram e temos paulatinamente melhorado o acompanhamento e maior rigor na apresentação de dados de gestão. Foram aumentados com a integração de um elemento novo com as funções de “controller”.

A colaboração do Conselho Fiscal e dos serviços de contabilidade têm sido essenciais para detectar e resolver algumas falhas menores.

Mantivemos igualmente uma regra desta direção e que consiste no agradecimento formal, por carta do presidente, a todos aqueles atletas ou dirigentes que se distinguiram em representação do Clube como campeões ou recordistas nacionais, que obtiveram prestações coletivamente ou individualmente muito relevantes.

 Mantemos a colaboração com várias instituições da cidade nomeadamente através da cedência das nossas instalações sempre que se achou conveniente. como aconteceu diversas vezes em 2022.

 

Participámos em muitos dos eventos para que fomos convidados.

O ano de 2022 foi finalmente marcado pelo início das obras na piscina a cargo da Câmara Municipal. Os nossos piores receios com o atraso do início das obras em 2021 tornaram-se um pesadelo no presente.

As obras começaram bastante atrasadas em relação ao plano inicial, mas esperamos agora que os 10 meses estimados possam ser finalmente cumpridos. A nossa expectativa, é que mesmo com os atrasos em obra, possamos já iniciar a época de 2023/24 na renovada piscina.

Estes atrasos consolidaram um processo de redução extrema de actividade da seção de natação que ocupa espaços na piscina do Sporting Clube de Aveiro. Infelizmente o espaço ocupado este ano na piscina do SCA é substancialmente inferior ao ocupado no ano passado o que fez reduzir a nossa actividade apenas à competição. Todas as escolas foram suspensas o que trará consequências nefastas no futuro da competição e na vida da seção no momento presente.

O atraso das obras obrigou à rescisão de contrato por acordo com dois trabalhadores. Passaram ao regime de layoff 5 funcionários e mantemos em atividade 4.

A capacidade de adaptação e resistência este ano deverá ser o nosso principal foco para podermos superar as adversidades e está a exigir um esforço enorme dos atletas, dos pais e de todos os que à natação estão ligados.

Agradecemos penhoradamente aos nossos atletas, aos seus pais a adaptação que tiveram de fazer nas suas vidas pessoais para se adtptarem a um exíguo espaço de treino. Sabemos que este sacrifício não pode durar eternamente e tudo faremos para que o regresso à piscina do bairro do liceu possa acontecer quanto antes.

 

No ano 2022 completaram-se obras de requalificação da fachada da sede e outras correções no seu interior.

As obras incluíram a limpeza de caleiras e fachada, a pintura dos varandins das varandas, a substituição das persianas, a substituição da porta de entrada e claraboia bem como a substituição de toda a cobertura ou telhados, tendo-se apenas aproveitado os barrotes da construção inicial do telhado. Foram também substituídos os azulejos danificados da fachada por novos mandados fazer de propósito para esta intervenção. Uma outra importante e decisiva obra é, depois de acordado com o inquilino Fidelidade, a ocupação de uma parte da loja no RC para apoio à secretaria do clube.

Igualmente foi corrigida a iluminação do interior da sede passando a iluminação led e planeiam-se ainda outras pequenas intervenções ao nível da iluminação exterior.

Teremos de continuar em 2023 a resolver pequenos problemas na sede e pensar em requalificar o espaço.

Honrar os nossos maiores é lembrar aqueles que ajudaram a construir um Galitos forte, solidário e coeso.

João Cravo, Agostinho Oliveira, Jeremia Bandarra e Ana Coluna Gomes Vieira

Durante este ano deixaram o nosso convívio duas figuras incontornáveis no nosso clube.

O antigo atleta olímpico João Ferreira da Silva Cravo que nos representou olimpíadas de 1952 em Helsínquia. Grande entusiasta e amigo do Galitos o João Cravo recordava sempre os seus tempos de remador, os seus colegas de tripulação e a jornada de Helsínquia com muito carinho.

No final do ano despedimo-nos do nosso treinador de natação Agostinho Oliveira que nos acompanhou nas duas últimas décadas. Foi fundamental na formação de muitos dos nossos atletas, na valorizações e grande crescimento do escalão master na natação do Galitos e teve um papel decisivo na secção de triatlo.

 Em março último Aveiro despediu-se do artista Aveirense Jeremias Bandarra o Clube dos Galitos lembra um dos seus. Jeremias Bandarra foi um extraordinário artista, sempre à frente do seu tempo, mas também um homem bom, que cultivava amigos e solidário com as muitas causas aveirenses.

 Também durante o ano de 2022 faleceu Ana Coluna Gomes Vieira, matriarca da família Vieira importante benemérita do nosso clube. Sem o seu importante contributo muitas vitórias desportivas, principalmente no remo, nunca teriam sido alcançadas. 

 

Muitos atletas se têm distinguido nas modalidades e por isso se tornará complicado mencionar neste pequeno espaço todos aqueles que foram campeões nacionais, que representaram Portugal nas seleções nacionais ou que bateram recordes nacionais. Carolina Fernandes, Diogo Silva e Maria Almeida na natação, Henrique Barbosa no Padel, André Ferreira no Remo. Muitos outros representaram as seleções nacionais nas diversas categorias e fizeram marcas de eleição.

Conquistámos muitos títulos nacionais e regionais na natação, remo, triatlo, padel, xadrez e basquetebol. Os mesmos serão enumerados no relatório de actividades a ser aprovado em AG no próximo mês de abril.

Mais um ano terminou e as nossas lutas de sempre, as lutas de Aveiro e do Galitos, marcaram passo apesar do reconhecido empenho da Câmara Municipal e sobretudo do seu presidente.

O posto náutico da lota, depois da esperança com a constituição da comissão no domínio das áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária do município de Aveiro não teve qualquer desenvolvimento. Infelizmente a dita comissão não produziu nenhum resultado palpável e os governos ou mudaram ou mudaram os ministros fazendo que todas as conversas voltem ao zero.

De facto, nada de substancial se passou durante mais um ano mantendo a velha máxima da incapacidade de descentralizar ou pior de acreditar que as pessoas em Aveiro podem ser capazes de fazer melhor do que um qualer burocrata em Lisboa.

A pandemia, as eleições e a crise do governo tudo serve para justificar quem decide, mas não aos olhos dos aveirenses. Aquilo que é justo, entregar aos municípios as áreas portuárias e marítimas e áreas urbanas de desenvolvimento turístico e económico não afetas à atividade portuária, parece não ter fim à vista

 A Câmara de Aveiro tem revelado interesse, concretamente, nas áreas da antiga lota e da baía de S. Jacinto, mas sem decisões governamentais não pode avançar. Agora que parecia haver um pequeno raio de luz o ministro responsável demitiu-se dia 30 de dezembro.

 

Conforme acordado com a Câmara Municipal a piscina no centro da cidade manterá a gestão do Galitos e possibilitará a continuação do trabalho de uma das mais importantes equipas de natação nacionais. Mas também não desistimos de pedir à cidade uma piscina municipal que potencie o trabalho de excelência que o clube tem feito na natação. Temos a garantia que se projecta o concurso para o projecto no ano de 2023. Os resultados da natação merecem e obrigam a este esforço da cidade.

Em estudo encontra-se também a implementação de um campo de basquetebol ao ar livre, projeto a ser seguido com junta de freguesia e CMA

O Galitos é, sem qualquer sombra de dúvida, o clube referência na Formação e o Clube Olímpico de Aveiro.

A formação desportiva é a fonte de todas as nossas grandes vitórias. Sem escolas fortes e competentes, sem treinadores habilitados e dedicados e dirigentes motivados e o trabalho diário dos atletas não é possível ter boa formação.

Os títulos desportivos projetam-nos nacionalmente, mas sobretudo mostram uma realidade que construímos com o esforço de todos. Pelo que já fizemos na área da formação não podemos nunca descurar esta importante valência no nosso clube.

O ano de 2022 manteve todas as certificações alcançadas na Escola de Natação do Clube dos Galitos de Aveiro exibindo atualmente o certificado nível excelência e o selo Portugal a Nadar Seguro relativa à operação em condições de pandemia.

Também o basquetebol e o xadrez mantêm os respetivos níveis de certificação atuais e procuramos agora que outras federações prossigam este caminho indicador de qualidade e confiança.  De relevar que o Xadrez detém a mais com mais elevada certificação a nível nacional (nivel3).

A academia de Padel rege-se pelas melhores práticas internacionais no que respeita ao ensino da modalidade.

 

A filatelia e numismática continua a sua atividade regular e a publicação da revista "Selos & Moedas", uma das publicações mais antigas de Portugal no que respeita ao colecionismo filatélico e numismático.

A revista Selos & Moedas continua a obter classificações relevantes nas exposições filatélicas como são exemplo LONDON 2022, Inglaterra, Prata Grande, LIBEREC 2022, República Checa, prata e EBORA22, Portugal, Prata Dourada Grande.

Uma vez sabido o resultado da atribuição a Évora como capital europeia da cultura iremos com igual entusiasmo participar no projecto Aveiro capital nacional da cultura em que fomos indigitados.

Foi possível reactivar as conferências na nossa sede sendo exemplo disso as “Conversas de História ao fim da tarde”, impulsionadas pela seção filatélica em colaboração com o Dr. Francisco Messias. A primeira conferencia foi um enorme sucesso. Estas conversas manter-se-ão em 2023.

A fotografia já retomou os cursos de fotografia em 2022 estando já em plena atividade.

Caros sócios,

O sucesso constrói-se quotidianamente e mede-se na superação diária.

Prosseguiremos com determinação na formação dos jovens, mantendo rigor na gestão financeira e proporcionando condições de trabalho aos nossos treinadores. Pedimos o mesmo espírito de sacrifício e entrega aos nossos atletas. Se assim fizermos o novo ano de 2023 só poderá ser favorável para o Clube dos Galitos.

A direção do Clube dos Galitos deseja a todos os sócios, dirigentes, atletas, treinadores e colaboradores um excelente ano de 2023, com muita paz, saúde e sucessos pessoais.

Pelo Galitos Canta, Canta!

Bom Ano Novo de 2023

António Granjeia

Presidente da direção

Clube dos Galitos

 

01/01/2023 16:04

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt