Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

COMUNICADO

COMUNICADO

 

 Aveiro, 02 de novembro de 2021

 

Assunto: Não convocatória do nadador Diogo Carvalho para os campeonatos europeus de piscina curta Kazan 2021

 Na sequência da não convocatória do nadador Diogo Carvalho, atleta do Clube dos Galitos, para os Campeonatos Europeus de Piscina Curta Kazan 2021 e face às notícias vindas a público nos últimos dias, cumpre informar a posição do Clube dos Galitos quanto ao sucedido. Assim:

 1. Na reunião com os técnicos federativos realizada a 5 de setembro, foi transmitido aos técnicos presentes do Clube dos Galitos a não participação da FPN nos Europeus de piscina curta a realizar em Kazan de 2 a 7 de novembro, optando-se pela presença dos atletas da seleção portuguesa nos Mundiais de Abu Dhabi de 16 a 21 de dezembro. Tal informação causou estranheza no atleta e no seu treinador, Élio Terrível, na medida em que os Europeus apenas se realizam de 2 em 2 anos.

 2. Acontece que, em 22/10/2021, sem previamente ter sido comunicado aos Clubes e aos técnicos presentes na reunião de 5 de setembro, a FPN comunicou que afinal iria aos Europeus, convocando 2 atletas sem indicar o critério de seleção utilizado. Com efeito, a FPN não fixou, nem informou prévia e atempadamente os Clubes e os seus treinadores, a existência de tempos mínimos ou de outros critérios de seleção para os Europeus.

 3. A obrigação de comunicação e informação aos Clubes dos critérios de seleção é da única e exclusiva competência da FPN, pela que a sua falta de comunicação só pode ser assacada à FPN.

 4. Foi, assim, uma decisão surpresa para o Clube e para os seus treinador e nadador que, estando em plena fase de preparação, foi arredado da possibilidade de demonstrar que estava em boas condições para competir no Europeu.

 5. Considera o Clube dos Galitos que, neste processo, o nosso atleta olímpico foi desrespeitado, não só pela ausência de critérios de seleção para a referida competição, mas porque, ao contrário do que sucedeu com outros atletas da seleção, a FPN não contactou o Diogo Carvalho, nem o seu treinador  ou o Clube sobre qual era o seu estado de preparação.

 

6. O historial do três vezes olímpico Diogo Carvalho e o seu treinador Élio Terrível no Europeu, com duas medalhas de bronze, 21 vezes finalista em 10 edições e recordista em seis provas, certamente merecia pelo menos tratamento idêntico aos seus colegas de seleção pelos responsáveis da FPN.

 7. O Clube dos Galitos manifesta, assim, a sua solidariedade com a insatisfação demonstrada publicamente pelo nosso atleta, exigindo que haja um pedido de desculpas formais ao nosso atleta e que sejam estabelecidas regras claras para que, no futuro, os critérios de seleção para as provas internacionais em representação das seleções nacionais sejam prévia e atempadamente comunicados aos clubes.

03/11/2021 13:28

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt