Eventos


ASSEMBLEIA GERAL
30/04/2024
ver mais


  Site Antigo

merchandinsing inscrição quotizações informações/ horários vídeos contactos

HENRIQUE PAIVA MESTRE NACIONAL DE XADREZ

Aos 16 anos, Henrique Paiva atleta do Clube dos Galitos, atual vice-campeão nacional sub-16, tornou-se Mestre Nacional.

 

Quando aos 8 anos foi preciso escolher entre o futebol e o xadrez, Henrique Paiva não teve dúvidas: escolheu o xadrez. O encanto pelo xadrez começou aos 6 anos numa atividade extracurricular na escola primária da Glória em Aveiro.

 

Em 2007 Henrique Paiva inicia a sua carreira competitiva no Clube dos Galitos.

 

Nos últimos anos Henrique Paiva tem dedicado muitas horas ao xadrez e com a ajuda do seu treinador principal Paulo Costa e do IM António Frois conseguiu de forma sustentada melhorar significativamente o seu nível de jogo. Esta enorme evolução culminou no excelente desempenho no campeonato Europeu de Jovens de Xadrez em Praga onde alcançou o 24º lugar no escalão sub-16 conseguindo ultrapassar a barreira dos 2200 pontos de ELO FIDE. Fruto do trabalho desenvolvido o Henrique ocupa atualmente o 25º lugar absoluto do ranking nacional com 2224 pontos ELO FIDE, o 2º lugar do ranking nacional sub-18 e atingiu o titulo de Mestre Nacional.

 

Henrique Paiva tem no seu curriculum dois títulos de campeão distrital de Aveiro de sub-12 e sub-14, um 3º lugar nacional no escalão sub-12, dois títulos de vice-campeão nacional de sub-14 e sub-16, bem como uma participação no campeonato do mundo de jovens de xadrez em Maribor e duas participações nos campeonatos Europeus de Jovens de Xadrez em Budva e em Praga. Desde 2012 o Henrique Paiva tem feito parte da seleção nacional jovem de xadrez.

 

Actualmente Henrique Paiva é o primeiro tabuleiro das equipas do Clube dos Galitos/Grupel, assumindo assim o comando da equipa principal.

 

Para 2017 o Henrique tem como objetivo aperfeiçoar e melhorar o seu jogo de xadrez, participar no campeonato do mundo ou europeu jovem de xadrez e atingir os 2300 pontos de ELO FIDE, para poder obter o título de Mestre Fide.

 

No futuro ainda não faz ideia qual a profissão que escolherá, mas é certo que haverá sempre um tabuleiro de xadrez por perto, mesmo que nem sempre seja fácil conciliar os estudos com o xadrez.

 

 

Mestre Henrique Paiva

06/02/2017 15:05

Voltar
Clube dos Galitos ©2011, Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: INOVAnet,Lda e Design: Designarte.pt